Benefícios do Centeio que Todos Precisam Conhecer

Benefícios do Centeio que Todos Precisam Conhecer

Os Benefícios do Centeio que Todos Precisam Conhecer são diversos. Embora os produtos de trigo reinem nas prateleiras dos supermercados dos Estados Unidos, vale a pena procurar alimentos feitos de centeio integral, não apenas por seu sabor rico e forte, mas por seus inúmeros benefícios à saúde. Como a maioria dos grãos, o centeio está disponível durante todo o ano.

O centeio é um grão de cereal que se parece com o trigo, mas é mais longo e delgado e varia em cor do marrom amarelado ao verde acinzentado.

Centeio
Centeio

Geralmente está disponível em sua forma de grão inteiro ou quebrado ou como farinha ou flocos que se parecem com aveia antiga.

Por ser difícil separar o gérmen e o farelo do endosperma do centeio, a farinha de centeio geralmente retém uma grande quantidade de nutrientes, ao contrário da farinha de trigo refinada.

Benefícios do Centeio:

ajuda a Perder Peso:

O centeio é uma boa fonte de fibra , o que é especialmente importante nos Estados Unidos, já que a maioria dos americanos não obtém fibra suficiente em sua dieta.

A fibra de centeio é ricamente dotada de polissacarídeos não celulósicos, que possuem uma capacidade excepcionalmente elevada de aglutinar a água e proporcionam rapidamente uma sensação de plenitude e saciedade, tornando o pão de centeio uma verdadeira ajuda para quem está tentando perder peso.

Combate o aparecimento de Cálculos Biliares:

Comer alimentos ricos em fibras insolúveis, como o centeio, pode ajudar as mulheres a evitar cálculos biliares, mostra um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology .

Estudando a ingestão geral de fibra e os tipos de fibra consumidos ao longo de um período de 16 anos por mais de 69.000 mulheres no Nurses Health Study, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam mais fibra em geral (tanto solúveis quanto insolúveis) tinham um risco 13% menor de desenvolver cálculos biliares em comparação às mulheres que consomem menos alimentos ricos em fibras.

Aqueles que comem a maioria dos alimentos ricos em fibras insolúveis ganharam ainda mais proteção contra cálculos biliares: um risco 17% menor em comparação com as mulheres que comem menos. E a proteção estava relacionada à dose; um aumento de 5 gramas na ingestão de fibra insolúvel diminuiu o risco de queda de 10%.

Como os alimentos ricos em fibras insolúveis ajudam a prevenir cálculos biliares? Os pesquisadores acreditam que a fibra insolúvel não apenas acelera o tempo de trânsito intestinal (a rapidez com que os alimentos passam pelos intestinos).

Mas reduz a secreção de ácidos biliares (quantidades excessivas contribuem para a formação de cálculos biliares), aumenta a sensibilidade à insulina e diminui os triglicerídeos (gorduras do sangue). Abundante em todos os grãos inteiros.

A fibra insolúvel também é encontrada nas nozes e na casca comestível de frutas e vegetais, incluindo tomates, pepinos, muitas abóboras, maçãs, bagas e peras. Além disso, os grãos fornecem fibras insolúveis e solúveis.

Previne a Diabetes:

O centeio e outros grãos inteiros são uma fonte rica de magnésio, um mineral que atua como cofator para mais de 300 enzimas, incluindo enzimas envolvidas no uso da glicose e na secreção de insulina pelo corpo.

O FDA permite que alimentos que contenham pelo menos 51% de grãos inteiros por peso (e também tenham baixo teor de gordura, gordura saturada e colesterol) exibam uma alegação de saúde afirmando que o consumo está relacionado a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Agora, a pesquisa sugere que o consumo regular de grãos inteiros também reduz o risco de diabetes tipo 2. (van Dam RM, Hu FB, Diabetes Care ).

Neste estudo de 8 anos, envolvendo 41.186 participantes do Black Women’s Health Study, os dados da pesquisa confirmaram associações inversas entre magnésio, cálcio e as principais fontes de alimentos em relação ao diabetes tipo 2 que já havia sido relatado em populações predominantemente brancas.

O risco de diabetes tipo 2 foi 31% menor em mulheres negras que freqüentemente comiam grãos inteiros em comparação com aquelas que consumiam menos desses alimentos ricos em magnésio.

Quando a ingestão de magnésio na dieta das mulheres foi considerada por si só, uma redução benéfica, mas menor – 19% – no risco de diabetes tipo 2 foi encontrada, indicando que os grãos inteiros oferecem benefícios especiais na promoção do controle saudável do açúcar no sangue.

O consumo diário de laticínios com baixo teor de gordura também foi útil, reduzindo o risco de diabetes tipo 2 em 13%. Obtenha os benefícios do centeio e dos laticínios saboreando um mingau quente no café da manhã feito com centeio em flocos – em vez de aveia – coberto com leite desnatado.

Promove a Saúde Gastrointestinal:

Além de sua utilidade na redução de peso, a fibra, como a encontrada no centeio, tem se mostrado útil para várias condições diferentes. Uma das propriedades mais importantes da fibra é sua capacidade de se ligar às toxinas do cólon e removê-las do corpo.

Quando se liga a produtos químicos cancerígenos, a fibra ajuda a proteger as células do cólon contra danos. Esta é uma das razões pelas quais uma dieta rica em fibras demonstrou prevenir o câncer de cólon.

Quando a fibra se liga aos sais biliares nos intestinos e os remove do corpo, o corpo é forçado a produzir mais sais biliares.

Isso é bom, porque o corpo precisa quebrar o colesterol para produzir a bile. Isso explica por que uma boa ingestão de fibras pode ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol.

Devido ao seu alto teor de fibras, os alimentos integrais de centeio podem ajudar a prevenir níveis elevados de açúcar no sangue em pacientes diabéticos, ajudando assim no controle do açúcar no sangue.

Ajuda Mulheres na Menopausa:

Comer uma porção de grãos inteiros, como centeio, pelo menos 6 vezes por semana é uma ideia especialmente boa para mulheres na pós-menopausa com colesterol alto, pressão alta ou outros sinais de doença cardiovascular (DCV).

Um estudo prospectivo de 3 anos de mais de 200 mulheres pós-menopáusicas com DCV, publicado no American Heart Journal , mostra que aquelas que comeram pelo menos 6 porções de grãos inteiros a cada semana experimentaram ambos:

A progressão retardada da aterosclerose, o acúmulo de placa que estreita os vasos pelos quais o sangue flui, e
Menos progressão na estenose, o estreitamento do diâmetro das passagens arteriais.

A ingestão de fibras de frutas, vegetais e grãos refinados pelas mulheres não foi associada a uma diminuição na progressão das DCV.

Combate Doenças Cardíacas:

Um tipo de fitonutriente especialmente abundante em grãos inteiros, como o centeio, são as lignanas vegetais, que são convertidas pela flora amigável em nossos intestinos em lignanas de mamíferos.

Incluindo uma chamada enterolactona que se acredita proteger contra câncer de mama e outros cânceres dependentes de hormônio, bem como do coração doença.

Além de grãos inteiros, nozes, sementes e frutas vermelhas são ricas fontes de lignanas vegetais, e vegetais, frutas e bebidas como café, chá e vinho também contêm alguns.

Quando os níveis sanguíneos de enterolactona foram medidos em mais de 800 mulheres na pós-menopausa em um estudo dinamarquês publicado no Journal of Nutrition, as mulheres que comem a maioria dos grãos inteiros têm níveis sanguíneos significativamente mais altos dessa lignana protetora.

Mulheres que comeram mais repolho e vegetais folhosos também apresentaram níveis mais elevados de enterolactona.

Combate o Câncer de Mama:

Outra situação em que o centeio pode ser útil é a menopausa. O centeio contém um tipo de lignana com atividade fitoestrogênica.

No corpo, os fitoestrogênios agem um pouco como os estrogênios naturais e, embora seu efeito seja muito mais fraco, eles podem ajudar a normalizar a atividade estrogênica.

Para algumas mulheres, os fitoestrogênios do centeio são fortes o suficiente para ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas desconfortáveis ​​que podem acompanhar a menopausa, como ondas de calor, que se acredita serem devidas à queda nos níveis de estrogênio.

Por outro lado, quando há muito estrogênio por perto, as lignanas do centeio, ocupando os receptores de estrogênio, bloqueiam os estrogênios humanos muito mais poderosos, diminuindo a atividade estrogênica e fornecendo proteção potencial contra o câncer de mama.

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